Caros e Caras Camaradas,
Meus Amigos e Minhas Amigas,
Senhores Jornalistas

Gostaria de dirigir as minhas primeiras palavras para agradecer a todos quantos tiveram a amabilidade de aceitar o convite para estarem presentes nesta cerimónia de apresentação da minha candidatura a Presidente da Federação Distrital de Leiria da Juventude Socialista.
Permitam-me que vos diga que interpreto a vossa presença como um verdadeiro incentivo e estimulo para uma grande caminhada que, convictamente acredito, nos vai conduzir à vitória na IX Convenção Federativa Distrital de Leiria da JS, que se realiza no dia 30 de Janeiro de 2010, em Castanheira de Pera.
A todos agradeço, do fundo do coração.
Em segundo lugar, quero deixar aqui uma palavra de agradecimento a todos aqueles que, na impossibilidade de estarem hoje aqui presentes entre nós, em virtude dos inúmeros convívios e festas natalícias que estão a decorrer um pouco por todo o lado neste dia, não se eximiram de me enviar o seu apoio inequívoco e incondicional a esta candidatura.
Em terceiro lugar, quero afirmar que estou profundamente agradecido ao nosso Camarada Pedro Silva por amavelmente aceitar, com grande entusiasmo e vontade, o convite para ser o Mandatário Distrital desta candidatura.
Pedro Silva foi Presidente da Concelhia de Leiria da JS durante seis anos. Constitui para mim um exemplo de notável e genuína militância, de abnegação, de trabalho, de esforço e dedicação permanente à JS. Foi indubitavelmente um grande Presidente, uma referência para todos aqueles que vivem com especial intensidade a JS. A sede que a Concelhia de Leiria tem actualmente, e as boas condições que nos proporciona, deve-se em grande parte à acção e ao espírito empreendedor do Camarada Pedro Silva. De igual modo, quero destacar o papel importante que Pedro Silva e a Concelhia de Leiria da JS tiveram na vitória histórica do PS nas últimas Eleições Autárquicas para a Câmara Municipal de Leiria.
Por isso, quero dizer ao Camarada Pedro Silva que tenho uma grande admiração pelo excelente trabalho que desenvolveu na Concelhia de Leiria. Estou plenamente convicto que não poderia ter escolhido melhor Mandatário para esta candidatura.
Em quarto lugar, aproveito o ensejo, para igualmente agradecer ao Camarada Pedro Paz por ter aceitado desempenhar a função de Director de Campanha Distrital desta candidatura. Reconheço-lhe a capacidade, a experiência, o conhecimento e o amor que tem pela JS, uma estrutura na qual já exerceu variadíssimos cargos, sempre com inestimável dedicação, tenacidade e assiduidade. Não posso nem quero esquecer o especial papel e a ajuda que o camarada Pedro Paz prestou a esta Federação aquando o processo de reactivação da Concelhia de Ansião, na qual exerce militância activa, uma concelhia que relembro se encontrava em estado de inactividade há oito anos.
Aos Camaradas Pedro Silva e Pedro Paz, digo-vos com sinceridade que tenho muito honra e orgulho pessoal em tê-los comigo nesta candidatura. Aliás, constituindo este o vosso último desafio enquanto militantes da JS, por terem atingido o limite dos 30 anos de idade, a vossa disponibilidade em abraçar esta candidatura é comovente e tem para mim um significado ainda maior. Estou certo que A FORÇA DA JS constrói-se com o perfil de Militantes como vocês!
Aos dois, o meu sincero Muito Obrigado!

Caros Amigos e Camaradas

Quero, de igual modo, saudar e congratular todos os membros da Comissão Organizadora da Convenção – os Camaradas Pedro Paz (Presidente da COC), Ivo Patrício, Ana Martins, Natércia Coelho e Jorge Nunes, pela vossa eleição ocorrida na última Comissão Política de Federação, realizada no passado dia 6 de Dezembro. Sei que envidaram todos os esforços para termos uma excelente Convenção Distrital. Estou, plenamente seguro disso.
Também, quero expressar o meu mais profundo contentamento pelo facto da próxima Convenção Distrital se realizar em Castanheira de Pera, um concelho que se tem mantido fiel ao ideário político do PS ao longo dos anos, sendo claramente o único bastião do PS no Distrito de Leiria. Por conseguinte, saúdo a nobreza desta escolha. É, do meu ponto de vista, uma questão de elementar justiça e um sinal de reconhecimento sincero ao trabalho sério e dedicado que o PS tem vindo a desenvolver em Castanheira de Pera. Recordo-vos que na história desta organização, esta é a primeira vez que o órgão máximo federativo – uma Convenção Distrital - se realiza no norte do Distrito de Leiria e, consequentemente, no concelho de Castanheira de Pera.

Caros Amigos e Camaradas,
Quando iniciámos esta longa e difícil caminhada à frente dos destinos desta Federação, no ano de 2007, tínhamos a perfeita e a mais clara noção do mar de enormes dificuldades que iríamos enfrentar. O trajecto de viagem não se vislumbrava nada fácil, porém, com esforço, dedicação, trabalho e forte empenho, podemos afirmar que conseguimos dobrar o aparentemente difícil e construir um novo rumo para esta Federação, um rumo de crescimento, de prosperidade, de fortalecimento e de renovação.
Quando iniciámos este mandato, recordo que a Federação tinha apenas quatro concelhias com órgãos eleitos (Leiria, Peniche, Caldas da Rainha e Pedrógão Grande) e encontrava-se numa preocupante e evidente situação que nos revelava uma exponencial perda do seu mais importante capital, os militantes. Todos sabemos que sem militantes não há estrutura. Por isso, não nos resignámos, nunca baixámos os braços, nunca nos lamentámos pelo status quo legado. Pelo contrário, pusemos mãos à obra, fomos firmes e clarividentes no objectivo que traçámos: queremos mais Concelhias com Órgãos eleitos e mais Militantes. Este era um passo vital para assegurar a sustentabilidade futura da estrutura.
Por isso, avançamos com uma iniciativa:
O Programa ACTIVA – Programa de Activação de Concelhias sem Órgãos Eleitos. Com este programa conseguimos reactivar Concelhias que se encontravam há largos anos a esta parte num estado progressivo de letargia, a caminhar em passada larga para a extinção. Conseguimos, assim, inverter um ciclo deveras negativo. Hoje, em consequência da nossa acção, e após as eleições decorridas no mês de Novembro passado para as Concelhias, temos nove concelhias com órgãos eleitos (a Leiria, Peniche, Caldas da Rainha e Pedrógão Grande, juntam-se agora Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Ansião, Batalha e Marinha Grande). No dia de hoje, a esta hora, estão a decorrer eleições na Concelhia de Pombal. No dia 16 de Janeiro de 2010 teremos a eleição dos novos órgãos da Concelhia de Alvaiázere, uma concelhia que há dez anos que se encontrava inactiva.
Aliás, Alvaiázere, a par de Óbidos, é um dos concelhos onde o PS não tem órgãos eleitos. Todavia, com segurança, podemos afirmar que a JS terá órgãos eleitos em Alvaiázere no dia 16 de Janeiro de 2010.
Quando chegarmos a 30 de Janeiro de 2010, à IX Convenção Federativa Distrital, ao final deste mandato propriamente dito, teremos onze concelhias com órgãos eleitos. Este é um facto histórico, indesmentível do ressurgir desta Federação como uma força viva, jovem, dinâmica e renovada. Temos hoje uma JS com maior capacidade de implementação no Distrito do que quando começámos.
Com o Programa ACTIVA demos um passo importante também na angariação de novos militantes para esta Federação. Entraram neste mandato cerca de 400 novos militantes, um crescimento sem paralelo em comparação com mandatos anteriores. Consequência directa desse facto é o aumento de membros da Comissão Política de Federação, que passará dos actuais 25, para 27 membros no futuro mandato. Uma conquista importante, que comprova o bom trabalho desenvolvido neste domínio.

Caros Camaradas e Amigos,

Em boa verdade, o crescimento e a afirmação proporcionada, radica em grande parte no lançamento de um conjunto de iniciativas que contribuíram para o despoletar de uma positiva atracção dos jovens com esta estrutura. Fomos ao longo de dois anos uma Federação sempre presente. Ao lado dos seus militantes. Ao lado das suas Concelhias. Estivemos em todo o Distrito de Leiria, de norte a sul, do litoral ao interior. Prosseguimos com convicção um dos princípios basilares e que nos permitiu alcançar bons resultados. Demos cumprimento total ao princípio de descentralização que havíamos anunciado e prometido. Com uma relação de proximidade constante, com uma política de actividades diversificada, conseguimos mobilizar os militantes e as Concelhias.
Estamos satisfeitos com o que desenvolvemos. Deixamos uma herança importante para o futuro. Uma herança assente no trabalho. Estamos orgulhosos de ter lançado actividades pioneiras: o Dia da Federação; o Ciclo de Visitas Conhecer Realidades; a Universidade de Outono; o Fórum do Jovem Autarca Socialista; o Ciclo de Conferências “Falar Sobre…”. São iniciativas que merecem que lhe seja dada continuidade.
Estivemos na linha da frente no debate em torno do Aeroporto da Ota, do Porta 65 Jovem e da sua aplicação à realidade no Distrito de Leiria. Realizámos Campanhas sobre a Violência Doméstica, a Segurança Balnear e a Sida. Realizámos mais de uma centena de notas de imprensa.
Temos Trabalho. Temos Trabalho realizado. Ninguém pode negar aquilo que é um facto consumado.

Caros Amigos e Camaradas,

Por tudo isto, candidato-me a um novo mandato de Presidente de Federação, porque, sem falsas modéstias, faço um balanço globalmente positivo ao nível da minha actuação política. Nunca fugi às minhas responsabilidades, assumo-as por inteiro. Os militantes desta Federação conhecem-me. Sabem que me entrego de alma e coração a esta estrutura.
Deste modo, assumo com acentuada clareza esta candidatura, sem receios, sem medos ou reservas de qualquer espécie. Porque acredito que podemos fazer ainda mais e melhor do que no passado. Acredito convictamente que hoje estamos muito melhor preparados do que estávamos há dois anos, reunimos um capital maior de experiência e melhor conhecimento. Estamos certamente à altura dos desafios que nos coloca o futuro.
Esta é uma ampla e vasta candidatura, constituída por muitos jovens socialistas do Distrito de Leiria, que nela se revêem totalmente. Somos uma candidatura de permanente porta aberta à participação e intervenção de todos, daqueles que verdadeiramente querem construir uma Federação melhor. Somos uma candidatura que não tem por princípio a exclusão nem a marginalização de ninguém. Somos uma candidatura que entende os militantes como o seu património mais valioso.

Caros Amigos e Camaradas,

Os Militantes da Federação de Leiria são a verdadeira razão de ser desta candidatura, são eles, conjuntamente com as estruturas concelhias que compõem esta Federação, o motivo que justifica a existência e o brotar para a vida da candidatura, a qual intitulamos “A FORÇA DA JS”. Os Militantes e as nossas estruturas concelhias constituem o âmago das nossas prioridades políticas! É por causa deles que construímos, é por causa deles que transformamos e avançamos, sempre no sentido de fazer mais e melhor, porque esse é único caminho que conhecemos. Queremos dar continuidade ao bom trabalho que executámos no passado recente, onde lançámos importantes medidas e reformas, inovadoras e inéditas, e que, por essa via, dado o manifesto sucesso das mesmas, torna-se crível e imperioso que lhes venhamos a dar no futuro seguimento. Pautámos a nossa acção sempre com o preciso desiderato de afirmar a Federação, tanto no panorama interno como externo, dotando a nossa estrutura de uma organização moderna, dinâmica, responsável, coerente e de vanguarda. Fomos assumidamente uma estrutura que gozou, durante o nosso período de governação, de um alto valor de consideração, respeito, admiração, prestígio e credibilidade, alicerçada no trabalho positivo que levámos a efeito.
Não temos vergonha do que fizemos. Bem, pelo contrário, temos um grande orgulho no trabalho que desenvolvemos em prol desta estrutura.
Deste modo, com confiança redobrada, com vontade férrea, com experiência acumulada e com um novo estimulo, vamos apresentar aos Militantes, que são a verdadeira e perene fonte de inspiração, vamos apresentar a breve trecho as bases e os compromissos programáticos que com eles vamos assumir para o biénio 2010/2012, desafios esses que com orgulho vamos abraçar, na convicção plena de que estaremos a consolidar, a fortalecer e a crescer ainda mais a nossa Federação, uma estrutura com imenso Futuro!
Temos novas ideias, novos projectos, um novo programa e uma linha de rumo bem definida. Sabemos o que pretendemos para a nossa Federação. Sabemos quais os anseios, aspirações, interesses e as dificuldades que enfrentam os jovens do Distrito de Leiria. Estamos, deste modo, mais e melhor preparados para assumir este nobre desafio, por isso, vamos apresentar um projecto político sólido, coerente e ambicioso, ao qual demos o nome: “A FORÇA DA JS”.

Caros Amigos e Camaradas,

Esta Federação tem um papel fundamental na política de juventude no Distrito de Leiria. Cabe-nos desenvolver propostas concretas para a melhoria da qualidade de vida de todos os jovens nas mais diversas áreas: educação, habitação, emprego, mobilidade, saúde, ambiente, cultura, etc.
Por tudo isto, acreditamos convictamente neste projecto político, ao qual, com orgulho, damos a cara, e que será executado por uma equipa jovem, motivada, dinâmica, com rasgo, com ambição e acima de tudo com uma incrível vontade de contribuir para “A FORÇA DA JS”.

Caros Amigos e Camaradas,

Nesta apresentação da minha candidatura a Presidente da Federação Distrital de Leiria da JS não me quero furtar a falar das relações entre a nossa estrutura e o PS distrital, nomeadamente, na pessoa, do actual Presidente da Federação do PS, João Paulo Pedrosa. Não posso deixar de condenar veementemente a atitude que teve para com a JS desde o inicio deste mandato, em que primou pela ausência, pelo desinteresse, pela não participação, e pela falta de entusiasmo em relação às iniciativas desenvolvidas pela JS, chegando ao ponto de incentivar à não mobilização dos militantes do PS para as nossas iniciativas. Esta não é uma postura digna de um Presidente de Federação do PS, que deveria ser a primeira pessoa a colaborar, a incentivar e a apoiar a JS, uma vez que somos um pilar de renovação do próprio PS.
A forma como foi constituída a lista de Deputados do PS pelo círculo de Leiria foi o corolário e a prova inequívoca de que João Paulo Pedrosa ignora e não respeita esta Federação. Não respeita a sua representação verdadeiramente distrital. Não respeita o trabalho que empreendeu. Não respeita os seus órgãos, os seus militantes e as suas Concelhias. Como tal, também não pode merecer da nossa parte qualquer respeito.

Caros Amigos e Camaradas,

Nos próximos dois anos queremos continuar a ser uma JS activa e presente. Uma JS que marque vincadamente e de forma persistente e batalhadora a agenda política no Distrito de Leiria. Uma JS sem receios ou reservas em tratar alguns dos assuntos mais candentes para a juventude no Distrito de Leiria. Uma JS que veja os seus militantes como a principal força motriz e o ponto nevrálgico em que assenta a acção e a dinâmica desta Federação.
Queremos tornar esta Federação numa estrutura mais aberta, mais inclusiva, mais participada, mais interactiva, mais preparada, dando a possibilidade a que todos os militantes participem na construção do projecto político A FORÇA DA JS.
Queremos uma Federação melhor organizada e mais próxima dos militantes.


Caros Amigos e Camaradas,

Por tudo isto, julgo ser merecedor da vossa confiança. Espero continuar a poder dar o meu contributo para uma Federação Distrital de Leiria da JS mais forte, coesa, dinâmica, jovem e irreverente.
Gosto de assumir desafios, de definir metas e compromissos claros. Enfim, gosto de cumprir o que prometo. Aqueles que me conhecem sabem bem que esta é a minha única forma de estar na vida cívica e política.
Por isso, assumo esta candidatura, com frontalidade, com gosto e uma enorme ambição!
A FORÇA DA JS, candidatura que protagonizo, conta com todos os militantes do Distrito. Porque vocês são verdadeiramente e genuinamente A FORÇA DA JS. Porque vocês são a razão de ser única e exclusiva desta candidatura. PORQUE A FORÇA DA JS ÉS TU!
Contem sempre comigo.

Viva a Federação Distrital de Leiria!
Viva a JS!

0 Comments:

Post a Comment